domingo, 30 de agosto de 2009

O EDUCADOR E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS - II

Muitos educadores e educadoras acreditam que a questão das relações étnico-raciais não faz parte de uma das tarefas da escola e sim dos Movimentos Sociais e seus militantes, de sociólogos, antropólogos, etc. Na verdade, no próprio processo de formação de professores (as) o tema não aparecia significativamente até a Lei nº 10.639/2003. Alguns cursos de Pedagogia e as Licenciaturas ainda passam por adequações para dar o devido suporte teórico aos educadores e educadoras que estão na Universidade, mas os professores (as) que já estão na ativa, quando não buscam essa formação por conta própria, dependem das parcerias que os sistemas de ensino municipais e estaduais firmam para atenderem a essa demanda que sempre existiu, porém, atualmente, é obrigatória no Ensino Fundamental e Médio.

2 comentários:

  1. Acho super importantes essas discussões sobre as relações étnico-raciais no ambiente escolar mas sinto falta por exemplo de que se diga a verdade sobre a dizimação dos indígenas.
    Apesar de todo o sofrimento pelo qual os negros passaram, ao menos se multiplicaram e firmaram sua cultura afro no Brasil.
    Torço para que continue atualizando as novidades de seu blog.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. NA VERDADE, NÃO EXISTE UM "MENOS PREJUDICADO" NA HISTÓRIA BRASILEIRA... MAS OS INDÍGENAS PREFEREM DAR VOZ AOS SEUS PRÓPRIOS ANSEIOS E VÊM FAZENDO ISSO MUITO BEM... ESTÃO CONQUISTANDO MUITOS ESPAÇOS E ACOMPANHO ALGUMAS AÇÕES RELACIONADAS À EDUCAÇÃO, COMO O DIREITO A APRENDER A SUA LÍNGUA NAS ESCOLAS, TER PROFESSORES ÍNDIOS E ASSIM COMO OS NEGROS, ESTÃO CONTEMPLADOS NA LEI FEDERAL Nº 11.645/2008, QUE ALTERA A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL, COM A INCLUSÃO NO CURRÍCULO DAS ESCOLAS DO ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRAS, AFRICANAS E INDÍGENAS...
    A TEMÁTICA É EXTENSA... DEDICO-ME À QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL REFERENTE AOS NEGROS E NEGRAS, MAS HÁ MUITO MATERIAL SOBRE OS INDÍGENAS TAMBÉM...
    OBRIGADA POR VISITAR E POSTAR NO BLOG... VOLTE SEMPRE E CONVIDE MAIS PESSOAS, POIS ESTES TEMAS CARECEM DE MAIS DISCUSSÃO!
    BEIJOS!

    ResponderExcluir