Na
perspectiva de uma educação para e pela cidadania (GADOTTI, 2008) deve haver
maior democratização no acesso, na permanência e na gestão, tanto das
instituições quanto por parte do Estado. O movimento Escola Cidadã, por
exemplo, surgiu na década de 1980 e pressupõe não só a consciência dos direitos
e dos deveres, como o exercício da democracia, sendo considerados os direitos
civis, sociais e políticos. Do ponto de vista da concepção plena de cidadania:
cidadania política, cidadania social, cidadania econômica, cidadania civil e
cidadania intercultural.
O
educador Paulo Freire acreditava na concepção de Escola Cidadã como uma
proposta de renovação da educação para e pela cidadania e afirmava que “o
respeito à autonomia e à dignidade de cada um é um imperativo ético e não um
favor que podemos ou não conceder uns aos outros” (FREIRE, 2000).
Crédito da
imagem: www.skoob.com.br
A
concepção de Escola Cidadã foi inspirada nas Citizenship Schools, nos Estados
Unidos da América da década de 1930, iniciativa de Myles Horton e Esau Jenkins
que tinham o intuito de alfabetizar os negros para formar educadores e
lideranças negras e, propiciar por meio do voto, a participação política dessa
raça até então segregada. Este exemplo serve para contextualizar a iniciativa e
a luta de pessoas e/ou grupos negros ao longo da História em busca de
possibilidades mais igualitárias de inserção social, sendo a educação, um meio
estratégico.
Educação
de qualidade tem sido a bandeira de luta de movimentos sociais, organizações da
sociedade civil, governos em suas diferentes esferas, gestores, parlamentares e
todos os atores que lidam direta ou indiretamente com a questão educacional. No
entanto, sabe-se que qualidade educacional é um conceito polissêmico, em
disputa, ainda que essa disputa seja timidamente explicitada (CROSO e SOUZA,
2007).
Após
a 2ª Guerra Mundial, o debate sobre políticas de ação afirmativa ganhou força
no cenário internacional, pois passou-se a uma nova reflexão sobre as questões
sociais, especialmente, o racismo.
Referências:
CROSO,
Camilla e SOUZA, Ana Lúcia Silva (coord.) Igualdade
das relações étnico-raciais na escola: possibilidades e desafios para a
implementação da Lei nº 10.639/2003. São Paulo, 2007: Peirópolis.
FREIRE,
Paulo. Pedagogia da Autonomia:
saberes necessários à prática educativa. Col. Leitura. 15 ed. São Paulo, 2000:
Paz e Terra.
GADOTTI,
Moacir. Escola Cidadã. Col. Questões
da nossa época. São Paulo, 2003: Cortez.
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