Tendo
em vista a educação como um direito social e parte do processo de
desenvolvimento humano, a escola figura como o espaço institucional responsável
pela abordagem pedagógica do conhecimento.
“... as práticas
educativas que se pretendem iguais para todos acabam sendo as mais
discriminatórias. Essa afirmação pode parecer paradoxal, mas, dependendo do
discurso e da prática desenvolvida, pode-se incorrer no erro da homogeneização
em detrimento do reconhecimento das diferenças”. (GOMES, 2001)
Deste modo, há necessidade de medidas e
políticas diferenciadas para que os mesmos direitos sejam garantidos a todos,
dadas às distintas trajetórias de vida, muitas vezes, determinadas pela cor da
pele.
Algumas ideias elementares precisam estar
bem demarcadas, pois são fundamentais para definir a concepção da qual o
sujeito parte para a compreensão da realidade:
·
A humanidade e a
civilização surgem no continente africano;
·
Os primeiros seres
humanos foram negros;
·
A história dos
africanos não tem início com a escravidão colonial;
·
Os africanos
contribuíram e contribuem para o desenvolvimento humano universal;
·
A Lei Áurea, assinada
em 1888, não significou liberdade plena imediata e a ausência de políticas
públicas para inserção do negro na sociedade criou os primeiros marginalizados
(uma grande massa de crianças abandonadas, desempregados etc.).
Referência: Nilma Lino Gomes (UFMG)
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