Este blog é destinado a todos os interessados e interessadas na temática da educação das relações raciais.
Páginas
▼
quarta-feira, 17 de abril de 2013
O que fazer e o que não fazer em sala de aula no Dia do Índio
Esta matéria da revista Nova Escola traz algumas orientações simples, mas muito importantes para evitar o reforço de esterótipos e preconceitos sobre os povos indígenas: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/nao-fazer-dia-indio-cultura-indigena-624334.shtml?utm_source=redesabril_fvc&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_gestaoescolar&
segunda-feira, 8 de abril de 2013
Os perigos de uma única história (relato de prática)
"Nós, professoras e professores, temos uma grande responsabilidade (junto a outras instituições e atores sociais) em apresentar as várias versões e ângulos dos fatos. Ao falar de História do Brasil, usar a ótica do colonizador branco português, desqualifica o papel e importância do indígena e do negro. Começar a contar a História do Brasil pela colonização é excluir parte do legado indígena.
Falar sobre o negro somente como escravo, como se ele fosse agente histórico somente enquanto mão-de-obra no Brasil Colônia é negar a África como berço da humanidade e da civilização, com suas inúmeras contribuições para as ciências, a tecnologia, a medicina, as artes, a cultura, a arquitetura, a agricultura, etc.
Recomendo assistir ao vídeo O perigo de uma única história, da escritora nigeriana Chimamanda Adichie: www.youtube.com/watch?v=EC-bh1YARsc
Há alguns anos, em uma escola pública municipal de Santo André em que eu trabalhava com uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental, uma coisa me incomodava naquele grupo de crianças... Quase todo mundo tinha apelido e o detestava... Enfim, toda a diferença provocava um desconforto, um conflito..."
Para continuar lendo, clique em: http://www.afropress.com.br/post.asp?id=14699
sexta-feira, 5 de abril de 2013
SEMINÁRIO "10 ANOS DA LEI 10.639/03: BALANÇOS E PERSPECTIVAS" - NEINB - USP
NEINB - USP REALIZA SEMINÁRIO NA FACULDADE DE DIREITO DO LARGO SÃO FRANCISCO, NO DIA 18/05 SOBRE OS 10 ANOS DA LEI 10639/03
AS INSCRIÇÕES SÃO GRATUITAS E EM BREVE ESTARÃO ABERTAS NO SITE: www.seminarioneinb2013.blogspot.com.br
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=522807484429538&set=a.174116982631925.33602.100001008732511&type=1&theater
AS INSCRIÇÕES SÃO GRATUITAS E EM BREVE ESTARÃO ABERTAS NO SITE: www.seminarioneinb2013.blogspot.com.br
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=522807484429538&set=a.174116982631925.33602.100001008732511&type=1&theater
terça-feira, 2 de abril de 2013
Programa de Inclusão por Mérito - PIMESP - por Kabengele Munanga
Prof.Dr. Kabengele Munanga aquece o debate sobre a implementação do "Programa de Inclusão por Mérito", proposta do governo estatual para as universidades paulistas. "O mérito é um princípio do darwinismo social que estipula que 'na luta e na competição pela vida, são os melhores que ganham'.Quem são esses melhores em nossos exames de vestibular? Certamente, os alunos preparados nos bons colégios privados e nos melhores cursinhos do país", afirma em seu texto.
Leia o texto na íntegra em: http://www.ceert.org.br/noticiario.php?id=3612